Divulgação de resultados B3

resultados bolsa
6 minutos para ler

Você já deve ter escutado que uma empresa que tenha ações na Bolsa tem como compromisso a divulgação trimestral de seu balanço. Inclusive a importância desse resultado para os investidores e para o mercado vai além de eventual lucro ou prejuízo no período.

Por isso, a correta análise do balanço é fundamental para a tomada de decisão sobre comprar, vender ou manter aquele papel na sua carteira de investimentos, pois é através dele que você, investidor, identifica se uma empresa é rentável ou não.

Aliás, você sabia que este sempre foi um dos trunfos de Warren Buffet para saber tomar as decisões corretas em seus investimentos, se tornando um dos homens mais ricos do planeta?

Como interpretar os dados divulgados?

Em geral esta análise não é uma tarefa simples, dado que além de exigir muita experiência e conhecimento técnico, a explicação que está por trás dos números positivos e negativos pode muitas vezes contrariar o senso comum.

Citamos como exemplo o endividamento da companhia. Normalmente, associamos dívidas a problemas financeiros e de gestão, certo? Mas, ao contrário do que parece, este pode ser um fator positivo se, por exemplo, a companhia estiver usando os recursos que foram tomados em forma de empréstimo para investir em setores estratégicos, ou então, para a expansão de uma nova operação.

Assim, a expectativa é de que este endividamento resultará em um retorno exponencialmente maior em um dado período, podendo ser uma empresa interessante para se investir.

Como identificar a finalidade dos recursos?

Em complemento aos números, são necessários outros relatórios emitidos pela empresa que tratem sobre: governança, o custo e a estrutura desta dívida (informações divulgadas em Relatórios para Investidores e constam na página oficial de cada empresa), o comportamento do mercado em que esta empresa está inserida, apenas para citar alguns fatores a serem levados em conta.

Além do balanço, é importante ler também o Release, um documento geralmente emitido pelas companhias de maior porte. Ele não é obrigatório e contém uma explicação normalmente mais clara, objetiva e complementa aos dados financeiros sobre quais fatos tiveram relação direta com os números registrados naquele trimestre.

Assim, fica mais fácil entender se uma dívida indica preocupação com a saúde financeira e com a gestão da companhia, ou se revela uma oportunidade e, assim, o papel é considerado barato devido ao seu upside, ou potencial de valorização.

Por outro lado, ainda pode revelar se o aumento de caixa da companhia se deu pelo aumento nas vendas e ganho de marketshare, o que é um bom sinal, ou se ocorreu devido à venda de um equipamento ou de parte da frota logística, revelando  um incremento de caixa pontual e não como consequência do sucesso da empresa. Por isto, fique atento: é importante olhar além do lucro!

Estes são alguns exemplos que demonstram o motivo do otimismo ou pessimismo do mercado ao analisar cada resultado divulgado.

Indicadores mais relevantes 

Agora, mostraremos quais indicadores são relevantes na análise desses resultados:

Receitas e despesas

Receita operacional é o valor obtido com as vendas dos produtos ou serviços de uma empresa. Diferente do lucro, que é o resultado positivo de um balanço, distribuído aos acionistas. As despesas precisam ser analisadas juntamente com a receita, a fim de entender se o desequilíbrio nessa relação trará comprometimento do lucro da companhia.

Dívida

O endividamento costuma ser uma decisão frequente nas grandes empresas, por ter um caráter estratégico com foco em crescimento. Muitas vezes, o endividamento é visto como alavancagem e, desta forma, se estiver dentro de padrões saudáveis perante os demais números do balanço, ele revela o potencial crescimento e a direção que a empresa está seguindo – lembrando que, neste caso, o endividamento representa investimento.

Números recorrentes e não recorrentes

É preciso entender quais números são recorrentes e e quais não são. Identificar a característica dos números ajuda a identificar distorções no resultado.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa reflete as entradas e saídas de recursos de uma companhia como fruto de sua rotina. Comparando este fluxo com as contas a pagar e a receber, entende-se a capacidade ou não da companhia de honrar os seus compromissos.

Com estes dados é possível desenvolver sua própria opinião a respeito dos papéis que já possui e sobre aqueles que os amigos sempre comentam ser uma oportunidade.

Mas calma, investidor, parece muito complicado? Enquanto você aprende a ter o domínio sobre estas informações, você pode complementar sua tomada de decisão com os relatórios elaborados pelos analistas. Especializados em cada setor, com conhecimento robusto e certificações complexas, eles desenvolvem análises criteriosas em relatórios extensos e técnicos, com total independência e sem qualquer vínculo com a empresa analisada. O compromisso é com o mercado!

E, para você que não tem tempo de analisar todos os relatórios e sabe que não pode perder as boas oportunidades, fale com seu assessor de investimentos para te ajudar a tomar a decisão correta de acordo com o mercado, com o seu perfil e o com o seu objetivo de investimentos. Conte com a ONE Investimentos!

Este material, disponibilizado sob demanda, consiste em breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando consultoria, oferta, solicitação de oferta, ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento ou produto específico. Este podcast não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário