Indicadores do Mercado Americano

4 minutos para ler

Como no Brasil ou em todos os países do mundo, os indicadores econômicos servem para medir os rumos da atividade produtiva local. A diferença nos EUA é que, por serem considerados a maior potência mundial, seus resultados acabam afetando as demais economias do globo. Dito isto, é de extrema importância que tais números sejam previamente observados, principalmente quando se fala sobre investimentos.

Dito isso, o mercado de trabalho nos EUA por exemplo, é analisado de forma constante através de indicadores mundialmente relevantes. Inclusive após a divulgação dos dados, a volatilidade – oscilação – aumenta dada à maior movimentação no mercado de capitais.

Dessa forma, o investidor precisa olhar para três principais indicadores. E qual são eles?

Payroll

O “Nonfarm Payroll”, mais conhecido como Payroll, é o indicador que divulga a folha de pagamentos não-agrícolas dos Estados Unidos. Em outras palavras, ele divulga toda a força de trabalho empregada e que recebe salário no país, excluindo o setor primário. São incluídos todos os trabalhadores do segundo e terceiro setor, que compõem cerca de 80% do total de empregos nos EUA.

Assim, dado que abrange todos os trabalhadores exceto os mencionados acima (como setor agrícola, empreendedores, ONGs, autônomos, militares, etc.), trata-se de um panorama geral da economia dos EUA.

A partir dele é possível observar:

  • Taxa de desemprego;
  • Geração de empregos;
  • Média salarial.

Além disso, como comentado anteriormente, este indicador não mexe, apenas, com a taxa de juros do país, mas sim com as demais nações, visto que vivemos num mundo globalizado em que as economias estão interligadas. Os números do indicador podem influenciar:

  1. A taxa de juros norte-americana;
  2. O preço do dólar;
  3. A quantidade de negociação de ativos na bolsa americana, etc.

Dessa forma, nos dias de divulgação do payroll, o mercado estará sensível e com alta volatilidade.

Powered by Rock Convert

O fator essencial na veiculação desse relatório é a comparação com os meses anteriores e a expectativa para os seguintes. Caso o índice de empregos se mostre crescente, é um incentivo para empresários continuarem investindo em seus setores, já que a população terá mais renda e poderá consumir mais.

Ademais o Payroll é divulgado normalmente na primeira sexta-feira do mês – esporadicamente na segunda-feira – às 8h30 pelo horário de Washington (EUA) que corresponde às 9h30 pelo horário oficial de Brasília.

O que é sigla ADP?

Podemos dizer que a sigla ADP é a abreviação de “Automatic Data Processing” e é também um dos indicadores americanos que espelham a economia e o emprego no país. Inclusive, muitos economistas o denominam de “prévia do payroll”, dada à semelhança entre eles. São estimadas todas as vagas de emprego criadas no setor privado não-agrícola, ou seja, desde as pequenas até as grandes empresas e multinacionais.

Pedidos semanais de seguro-desemprego

Por fim, os pedidos semanais de seguro-desemprego registram de forma contínua a situação econômica dos Estados Unidos, uma vez que reflete a situação dos empregos em geral no mercado nacional.

Em suma, é muito importante que o investidor acompanhe estes indicadores, já eles que influenciam o comportamento do mercado global. Para se ter uma ideia, com base nos dados deste relatório, o FED – Federal Reserve (Banco Central americano), pode, por exemplo, cortar ou aumentar juros no país.

Isto quer dizer que qualquer alteração nos juros americanos, o impacto será imediato nos mercados globais e inclusive no brasileiro. Isto porque a economia americana é uma das mais seguras e desenvolvidas do mundo.

Por isso, se houver uma elevação nas taxas de juros lá fora, os títulos americanos passam a remunerar melhor e consequentemente causa fuga capital das economias emergentes para as de primeiro mundo.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário