Entenda como planejar de maneira eficiente a sucessão patrimonial

7 minutos para ler

A perpetuação do patrimônio entre gerações é um assunto delicado e de extrema importância. Para garantir que esse processo, chamado de sucessão patrimonial, ocorra da melhor forma possível, existem diferentes estratégias. Elas são estruturadas para minimizar as taxas tradicionais relacionadas ao processo de inventário bem como no recebimento de herança, garantindo aos herdeiros o acesso ao patrimônio evitando possíveis dilapidações do mesmo.

Uma boa estratégia de sucessão patrimonial é feita com o intuito de evitar litígios, agilidade na transmissão do patrimônio e elisão fiscal. Para te ajudar neste processo, preparamos o texto a seguir. Continue a sua leitura e veja como planejar o futuro dos seus herdeiros da melhor forma possível!

O que é a sucessão patrimonial?

A sucessão patrimonial é um processo em que todos os bens, investimentos, direitos e empresas de uma pessoa são organizados para posterior distribuição entre os seus herdeiros.

Essa prática tem como objetivo reduzir os custos relacionados a essa transferência, assim como torná-la mais segura, ágil e precisa. Dessa maneira, a família pode evitar problemas judiciais e taxas tributárias onerosas facilmente.

Como a sucessão patrimonial funciona?

O processo de sucessão patrimonial é feito a partir de uma longa análise de dados que envolvem as leis a que os bens estão submetidos e as pessoas que os receberão no futuro. Também são avaliados as opções de investimentos e proteções de patrimônio existentes, garantindo assim uma reserva lastreada.

Isso torna possível a estruturação de uma estratégia com excelente custo-benefício. Uma boa sucessão patrimonial é feita considerando uma série de opções, sendo as mais tradicionais:

  • a previdência privada;
  • os fundos de investimentos exclusivos;
  • o seguro de vida;
  • companhia offshore;
  • a doação direta;
  • a criação de uma holding familiar;
  • o testamento.

Cada um conta com uma série de benefícios, características e prazos para o recebimento dos valores. Nesse sentido, o principal tributo que envolve operações de sucessão patrimonial é o ITCMD (Imposto sobre Transmissão, Causas Mortis e Doação).

Em Minas Gerais, por exemplo, o valor cobrado é de 5%. A tendência, porém, é que este valor se altere dado que existe um Projeto de Emenda Constitucional (PEC 60/2015) que estabelece um imposto federal de até 20% sobre doações e transferências dividindo com os estados tal arrecadação.

Entre as opções apontadas acima, a previdência privada é escolhida por muitos pela sua liberdade e agilidade na distribuição de recursos. Ela não está sujeita às regras do Código Civil, o que facilita o direcionamento dos bens e não exige a sua entrada em inventário. Porém é um instrumento que pode ser penhorado e tributado de ITCMD como já acontece atualmente em alguns estados.

holding familiar também é uma opção eficiente no planejamento sucessório. Trata-se de uma empresa que reúne o patrimônio da família e tem como sócios todos os herdeiros e o dono dos bens. Os beneficiários devem arcar com o ITCMD proporcional ao valor das cotas da pessoa falecida, ainda que os imóveis e demais bens estejam lastreados por meio da holding.

Powered by Rock Convert

Para evitar o pagamento do ITCMD, existente na maioria das opções de sucessão patrimonial, muitas pessoas estão migrando para o seguro de vida. Nele, o valor do benefício é definido antecipadamente de tal forma que o patrimônio fique protegido de eventuais problemas a médio e longo prazo.

Além disso, não há a incidência do ITCMD e nem a possibilidade de ocorrer um bloqueio em caso de disputas judiciais. O valor do seguro é pago aos beneficiários, em média, em até 5 dias úteis após a entrega da documentação.

O seguro de vida Whole Life tem como objetivo proporcionar liquidez e liberdade na escolha dos beneficiários pelo segurado.

Assim que a proposta é enviada, inicia-se uma avaliação de risco. Isso permite a definição clara dos valores que estarão envolvidos na apólice impedindo a seguradora de cancelar o seguro unilateralmente.

Esse modelo de sucessão patrimonial também ganha força por dar ao segurado a possibilidade de resgatar o valor total do capital já segurado em caso de por invalidez total por acidente. Vale destacar, também, que o seguro de vida Whole Life é vitalício, é mais econômico a depender da idade em que ele é contratado (quanto mais cedo a apólice for feita, mais barata ela será) e a inexistência de reajustes etários. Outro grande benefício desse instrumento é garantir uma alavancagem patrimonial imediata.

Por que a sucessão patrimonial é algo importante?

O principal motivo para se planejar uma sucessão patrimonial é tornar a transmissão de bens mais simples, segura e econômica. Ela também é importante em função da maneira como o Código Civil está estruturado, obrigando os herdeiros do falecido a receberem ao menos 50% de seus bens.

Por que ter o apoio de um especialista?

Cada pessoa tem um perfil de vida, estrutura familiar e carteira de investimentos própria. No cenário brasileiro, em que a legislação muda continuamente e é dotada de grande complexidade, saber qual a melhor forma de estruturar uma estratégia de sucessão patrimonial pode ser algo difícil para várias pessoas.

Nesse sentido, o apoio de um especialista muitas vezes é uma das melhores estratégias a ser adotada pela família. Com o trabalho de uma assessoria especializada como a da One Investimentos, é possível identificar a melhor forma de proteger os seus bens e garantir que eles sejam perpetuados aos seus herdeiros.

Cuidar de seus bens é um trabalho contínuo e que deve ter uma visão de médio e longo prazo. A sucessão patrimonial deve ser vista, portanto, como a peça fundamental para garantir segurança aos seus herdeiros no futuro. Com ela, é possível estruturar um conjunto de opções de transferência de patrimônio com baixa incidência de tributos evitando prejuízos ou pagamento de valores inesperados.

Gostou da nossa dica e quer saber mais sobre como a One Investimentos pode te ajudar? Então, fale conosco e nos siga nas redes sociais!

A One Investimentos é um escritório de assessoria de investimentos vinculado ao Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”), fundada por profissionais do mercado financeiro com mais de dez anos de experiência. Na plataforma BTG pactual digital, você pode encontrar os investimentos adequados para o seu perfil de investimento. O processo de abertura da conta é rápido, simples e sem custos. Esperamos que este material contribua para sua trajetória rumo à independência financeira. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. O BTG Pactual não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo e a One Investimentos não distribui o produto em tema.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário